São Francisco do Sul lidera movimentação de carga em Santa Catarina em 2023
-
Foto: Gustavo Rotta / SFS -
Porto catarinense registra crescimento recorde no volume de cargas, impulsionado pela supersafra de soja e milho
O Porto de São Francisco do Sul, situado no litoral de Santa Catarina, conquistou o título de líder na movimentação de carga no estado em 2023, superando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá. Os números impressionantes foram divulgados recentemente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e se referem aos nove primeiros meses deste ano.
São Francisco do Sul movimentou um total de 12,4 milhões de toneladas, ultrapassando Portonave, que registrou 11,5 milhões de toneladas, e Itapoá, com 8,3 milhões de toneladas. Além disso, o Porto de São Francisco do Sul lidera o crescimento no volume de cargas entre os portos catarinenses, com um impressionante aumento de 26% em comparação com o mesmo período de 2022, quando movimentou 9,8 milhões de toneladas. Portonave obteve um aumento de 21,6%, e Itapoá registrou um crescimento de 13,3%.
O recorde histórico alcançado pelo porto catarinense se deve, em grande parte, à supersafra de soja e milho. A exportação desses grãos para a China atingiu a marca de 7,5 milhões de toneladas em 2023.
O governador Jorginho Mello enfatizou o compromisso de sua gestão em transformar os portos em instrumentos essenciais para impulsionar o crescimento econômico do estado. Ele destacou os significativos investimentos em infraestrutura no Porto de São Francisco do Sul e expressou a intenção de continuar investindo para fortalecer a economia da região.
O presidente do Porto, Cleverton Vieira, ressaltou que os investimentos realizados ao longo do ano foram fundamentais para facilitar o escoamento das cargas, incluindo a abertura de novos acessos para caminhões e a revitalização dos locais de embarque e desembarque de mercadorias. A infraestrutura eficaz e moderna do Porto de São Francisco do Sul permite a movimentação de grandes volumes de carga de forma segura e eficiente.
O secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, elogiou o desempenho do Porto de São Francisco do Sul, que tem sido um pilar importante nos resultados do setor em Santa Catarina, mesmo diante das dificuldades causadas pelos desastres climáticos ocorridos na região.
O Porto de São Francisco do Sul também se destacou na Região Sul do Brasil nos últimos cinco anos, aumentando sua participação na movimentação de cargas em 30%, de acordo com a Antaq. As 12,4 milhões de toneladas movimentadas pelo porto catarinense representam 9,2% do total movimentado em 2023 pelos terminais portuários de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que totalizaram 135 milhões de toneladas. Em 2019, a participação de São Francisco na Região Sul era de 7,1%.
Deixe seu comentário